fbpx

10 sugestões para você melhorar seu negócio

graficos sob a mesa

Aqui, você vai entender como a mudança de cultura é a principal problemática na implantação de qualquer tipo de mudança e como essas 10 sugestões podem melhorar e muito os números do seu negócio.

Mudança cultural

Qualquer mudança a ser implementada em uma empresa, de qualquer modalidade, exige que líderes, gestores e colaboradores mudem seu mindset e estejam abertos às alterações visualizando o resultado final.

Impor mudanças sem adaptar a mentalidade dos envolvidos pode gerar má vontade e por consequência, péssimos resultados (talvez até piores que os anteriores). A postura dos colaboradores pode elevar os números de uma empresa ou derrubar todo um planejamento gerando perdas.

Por isso, após desenhar o processo das alterações, mantenha toda a liderança alinhada e apresente aos colaboradores explicando a importância de cada um deles neste processo, mostrando o resultado esperado e, o mais importante, embasando os dados. Em outras palavras, as pessoas tendem a aceitar melhor uma mudança quando mostramos a elas, de forma clara, o porquê dessa nova necessidade.

Entendido isso, e considerando que este quesito será trabalhado intensamente, vamos às 15 sugestões que podem melhorar os resultados da sua empresa.

1 – Trabalhe sua liderança

Deixe sua liderança alinhada com a visão da empresa, que dê exemplo aos seus colaboradores e que possuam a sabedoria de entender que cada pessoa é de um jeito, logo, são estimulados de forma diferente também.

Um ponto importante quanto à liderança é a boa observação e conhecimento, isso porque nem sempre um bom técnico se torna um bom gerente e, embora seja saudável e recomendável a promoção dos melhores funcionários, a liderança precisa estar atenta a isso.

2 – Capacite seus colaboradores

Os colaboradores são responsáveis pelo funcionamento da empresa como um todo. E é aqui, inclusive, que está um dos maiores potenciais de melhora para uma empresa.

Muitas vezes, a falta de capacitação de um colaborador obriga a empresa a realizar investimentos desnecessários em um pessoal maior. Portanto, o investimento em uma capacitação adequada não deve ser pensado como um custo, afinal, ele garante aos empresários a certeza de maior produtividade e da minimização dos erros.

3 – Contrate talentos

Faz parte do trabalho da liderança identificar os talentos e investir neles. São os talentos que, por exemplo, estão sempre sugerindo inovações, estão sempre dispostos a pensar fora da caixa em busca do que ninguém faz, mas que dará certo.

Importante ressaltar que, em geral, talentos são movidos por desafio, logo, não os deixe cair na mesmice e ofereça toda a estrutura necessária para que ele possa correr atrás do novo desafio da melhor maneira possível.

4 – Ofereça plano de carreira

O plano de carreira é ponto obrigatório para talentos, mas também possui ótimo efeito para os demais colaboradores, pois contribui para o aumento da produtividade, crescimento da satisfação, isso sem falar que tende a aproximar o colaborador de seus líderes.

Os planos de carreira, em geral, devem procurar atender as expectativas tanto da empresa, quanto do colaborador, obviamente, respeitando hierarquias e processos internos. Vale lembrar que para que se mantenha o bom ambiente da empresa é fundamental que existam planos para todas as pessoas, independente de seus cargos.

5 – Ofereça condições de trabalho

De nada adianta investimentos em liderança, nos colaboradores ou oferecer plano de carreira se a empresa não oferece condições de trabalho adequadas. Para isso, são necessárias condições mobiliárias, iluminação adequada e conforto térmico e acústico, no mínimo.

As condições de trabalham em si não motivam um funcionário, mas o que leva a melhora da empresa é o fato de não gerar insatisfações e reclamações, o que diminui a produtividade.

6 – Comunique-se de forma transparente

Uma ação pouco usada nas empresas, mas que melhora o dia a dia, chegando a refletir nos números, diz respeito à transparência de todos os envolvidos nos processos empresariais, inclusive a liderança.

Transparência nos números da empresa, transparência na tomada de decisões, nos feedbacks e até nas demissões, transparência com os clientes e com os fornecedores…enfim, para gerar retorno e resultado, a transparência deve ser geral.

Para auxiliar esta etapa, existem ferramentas que integram todos os setores da empresa mostrando a ação de cada uma delas de forma clara e dinâmica.

7 – Melhore o clima

Grandes empresas ao redor do mundo já perceberam que além de tudo que foi dito, contar um clima de trabalho leve a agradável auxilia na produtividade e desenvolvimento dos colaboradores.

As opções para isso são inúmeras, tais como:

Café da manhã;
Almoços;
Confraternizações;
Vestuário informal;
Horários flexíveis.
Agora, é claro que nem sempre é possível incorporar essas sugestões ao modelo de trabalho da sua empresa, por isso, vale lembrar que um bom clima vai além disso. Bom relacionamento entre liderança e liderados, com liberdade, honestidade e confiança, além de tudo que já foi dito aqui, também proporcionam um melhor clima ao seu negócio.

8 – Conheça sua concorrência

Parte crucial para melhorar sua empresa e seus números é conhecer sua concorrência.

Mais que seus clientes, sua concorrência “rouba” seus talentos e seus colaboradores em geral. Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer as práticas, os valores e, se possível, o processo da concorrência.

Tome um café com seus concorrentes e conversem sobre o que fazem e dá certo nos seus negócios…transforme seus concorrentes em parceiros.

9 – Invista em valor, não no preço

Recentemente publicamos em nosso blog um artigo de autoria de Thiago Reis onde ele explica, justamente, sobre o perigo de baixar o preço de produtos e serviços na busca por mais vendas.

O perfil dos compradores mudou muito de tempos para cá e atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com qualidade que somente com o preço. Em outras palavras, se o produto for comprovadamente melhor que o da concorrência, os clientes não se importam em pagar um pouco mais por isso.

10 – Modernize sua empresa

Modernizar uma empresa, independente do segmento, deve ser incluído em planejamentos de médio prazo. Dizemos isso porque a cada dia, novas ferramentas e tecnologias surgem e, em comum, todas possuem o foco no aumento do lucro e a diminuição dos custos. Normalmente, essa modernização gera menos desperdício, otimizam o tempo de seus colaboradores e elevam sua produtividade.

Vale lembrar que embora o investimento em modernização possa ser alto, a tendência é que deem retorno à empresa a curto e médio prazo.

Se você está lendo este artigo, já é um sinal de que está aberto à mudanças no seu negócio, logo, temos certeza de que o resultado será positivo, ainda que não imediatamente.

Por isso, esperamos que tenha gostado dessas sugestões para melhorar a empresa. Caso queira saber mais sobre sistemas de gestão que auxiliam na implantação de algumas dessas sugestões, fale com um consultor BrERP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.