Para a estabilidade de um negócio, a gestão empresarial deve ser efetuada de maneira coesa e pautada nas melhores práticas do mercado. Por este motivo, não basta ter um bom produto ou plano de negócios, é necessário que a empresa tenha melhores bases na prática de governança e entenda as informações que seu ambiente interno diz.
Para isso, é preciso gerenciar as informações. É notório, as empresas que se preocupam em obter conhecimento através do universo de informações ao seu redor conseguem obter mais sucesso. Através da catalisação de planejamentos estratégicos, conseguem possuir diferenciais competitivos e lideram o mercado, a exemplo disso, podemos citar o Google e a Unilever. Dessa forma, os gestores devem se questionar o tempo todo sobre as vertentes diferentes e, uma vez que isso não ocorra, não haverá gestão. Pois, gerenciar requer um constante questionamento e uma busca incessante pelas melhores respostas. “É algo dinâmico, não estático. A resposta certa ontem pode estar errada hoje.”
Sabendo disso, devem-se estabelecer práticas para provocar essa incessante busca em obter melhores respostas sobre o negócio. Como algumas perguntas são cruciais nesse processo, deixo abaixo para que você se questione também.
- Qual é o principal negócio da minha empresa?
- Qual a expectativa que espero atender meus clientes e qual expectativa quero satisfazer com meus clientes?
- Por que escolher minha empresa e não o concorrente?
- Qual é a viabilidade de meu negócio em cinco anos? Estou de acordo com a tendência?
- Meu negócio gera resultados? Eles estão de acordo com planejado inicialmente?
Pensou sobre as perguntas? Ao contrário do que muitos pensam as respostas para essas perguntas não são subjetivas. De fato são objetivas e as respostas estão disponíveis no seu Sistema de Gestão Empresarial: CRM e ERP. É claro, se a sua empresa tiver um sistema capaz de gerenciá-las de maneira integrada.