Inovações e mudanças na economia sempre existiram. Na década de 1980, por exemplo, muitos bancários foram demitidos e substituídos por cartões e caixas eletrônicos. A datilografia de tornou uma habilidade irrelevante. O que torna o momento atual tão especial, a ponto de o classificarmos como uma transformação digital é a velocidade com a qual as inovações e mudanças acontecem.
A transformação digital é o processo de adotar ferramentas digitais, tecnologias inovadoras e mudanças culturais necessárias para melhorar ou substituir processos antigos, e o que torna a transformação digital tão urgente nos dias de hoje é exatamente esta velocidade. As organizações que não iniciaram seu processo de transformação digital ficarão para trás e serão engolidas pelo mercado.
Porém, na ânsia em adaptar-se às mudanças e inovações, muitas empresas mergulharam na adoção de novas tecnologias e ferramentas, visando a automação dos processos, principalmente após a pandemia do coronavírus. Com o mundo remoto durante a pandemia, ferramentas e tecnologias digitais pareciam o caminho para o sucesso.
O que passa despercebido neste processo e que faz total diferença é que a transformação digital também passa por uma mudança de comportamento e de mindset. A tecnologia e as ferramentas não terão impacto se as pessoas não tiverem o comportamento e a cultura da transformação digital.
É percebido, então, que a transformação digital dentro de uma empresa deve começar pelas pessoas. Antes de mais nada, é necessário transformar as pessoas e ensiná-las a trabalhar neste ambiente de mudanças e inovações, incluindo a tecnologia como ferramenta. É o que chamamos de cultura digital. Não adianta investir tempo ou dinheiro em inovação se as pessoas não estiverem preparadas para uma nova forma de trabalhar. Há uma revolução na criação de novos produtos, por exemplo. Projetos que antes levavam dois anos de planejamento e execução passaram a ser realizados em dois meses. Mas essa mudança de tempo implica que os colaboradores devem estar prontos para testar, errar, e aprender rápido. Nada disso acontece sem uma mudança de cultura.
É claro que a mudança da cultura é um processo muito mais demorado e trabalhoso, que na maioria das vezes acontecerá paralelo à introdução da tecnologia, mas que deve ser iniciada para que a tecnologia possa trazer os resultados esperados. Você já começou a transformação digital da sua empresa? Conheça o BrERP e leve para a sua empresa o que a tecnologia tem de melhor para oferecer.
Formada em Engenharia Civil, descobri depois de anos na construção e na mineração, o mundo da tecnologia! Hoje cuido do relacionamento com os clientes que já usam o BrERP e dos novos, que querem usar! Além de analisar o mercado para entender as necessidades das empresas que precisam de um ERP inovador e digital.
R. Paulo Rebessi, 665 – Cidade Jardim, Leme – SP, 13614-260, Brasil
+55 19 3555-2618