15 de setembro de 2020

As boas mudanças devem permanecer

By marketing [ devCoffee ]

A maioria das pessoas imaginava que as medidas de isolamento para combater o coronavírus seriam temporárias e que em algum momento a vida voltaria ao normal, porém a sensação de que algumas dessas mudanças serão irreversíveis já se assenta entre nós.

Os sistemas econômicos sociais geralmente resistem a mudanças radicais, porém em tempos de grandes crises, uma janela de oportunidade se abre para mudanças. Às vezes, essa janela é propositadamente aberta para mudar o curso das coisas, em outros casos, mudanças revolucionárias ocorrem quase que por acidente. Pesquisas já observaram que as mudanças econômico sociais geralmente acontecem em explosões repentinas. Um sistema social permanece estável por um longo período de tempo até ser alterado por um choque externo e iniciar uma nova trajetória. E o coronavírus pode ter sido esse choque externo que mudará a trajetória da nossa sociedade.

Em vez de apenas nos recuperarmos e voltarmos para onde estávamos antes da pandemia, algumas mudanças podem ser eternas. Em algumas áreas da nossa vida, as mudanças produzidas pelo coronavírus podem ser mais duradouras do que se pensava anteriormente. Por exemplo as viagens de negócios, que sempre foram consideradas indispensáveis para o sucesso das empresas, com certeza serão menos frequentes daqui em diante. Agora que empresa e colaboradores já confiam nas videoconferências e já se adaptaram a sua flexibilidade, essa será uma mudança que deve ficar. Ponto positivo também para a redução de despesas que essa nova prática traz às organizações.

Outro setor que certamente não retornará no estado anterior a pandemia é a indústria. A automação e o controle remoto das atividades industriais já era uma realidade porém sofria muita resistência. Por trás de todas essas mudanças que ficarão entre nós está a tecnologia. Através de recursos tecnológicos a mudança de paradigmas está acontecendo, as mudanças que a tecnologia proporciona nunca voltam atrás. E embora muitos ainda almejam a volta do antigo modo de vida pré pandemia, as mudanças positivas pelas quais passamos deverão nos acompanhar até o próximo choque, que mudará tudo outra vez!