fbpx

As lições que a pandemia nos trouxe

POR RENATA MORAES

Neste momento de reabertura, depois de quase 6 meses de quarentena e  isolamento social, tentamos nos adaptar a esta nova situação. Nova pois não voltamos ao “normal”de antes da pandemia, mas também não tem sido o cenário de resiliência plena que muitos previam, onde todas as soluções e melhorias adotadas durante o isolamento se mantêm, e todos continuam produzindo cada vez mais dentro do “novo normal”. Dentro deste cenário de nova readaptação, algumas lições que aprendemos durante esse período se provam bastante importantes dentro das empresas.

  1. É preciso estar preparado para o inesperado. A primeira grande lição que as empresas tiram é que todos precisamos do famoso Plano B. O tempo necessário para reagir ao inesperado também se mostrou crucial. Quando começou a quarentena, as empresas que responderam mais rápido, saíram na frente e continuaram ativas no mercado. Outro ponto que também deve estar preparado para o inesperado é a questão financeira. Para o planejamento financeiro pessoal, fala-se muito em reserva de emergência e o quanto as pessoas devem estar preparadas para uma emergência financeira. Pois bem, para as empresas não deve ser diferente. Quem possuía uma reserva financeira pôde encarar a situação de quarentena com mais calma, evitando ações desesperadas e muitas vezes completamente erradas.
  2. Conheça o seu cliente. Conhecer o produto e torná-lo competitivo no mercado é boa parte do negócio, porém os valores e a forma como sua empresa atende e se relaciona com seus clientes é que fazem a diferença. A pandemia mostrou como muitos empresários tinham uma visão equivocada dos seus clientes, muitas vezes subestimando seus processos e até seu produto. Saiu na frente quem, antes da crise, já tinha entendido seu público, expandido os canais de venda e tornado o relacionamento com eles cada vez mais forte.
  3. Acelere a transformação digital. Antes da pandemia, muitos empresários acreditavam que pelo simples fato de ter um site ou um perfil no Facebook alimentado com posts uma vez por semana fazia da sua empresa digital. A pandemia acelerou o processo de transformação digital e mostrou que o conceito vai muito além! A transformação digital está nos valores da empresa, no pensamento e nas ações da liderança. Transformação digital significa poder descentralizar a operação sem dificuldade no momento de quarentena. Significa oferecer aos colaboradores ferramentas para que possam trabalhar no home office com a mesma produtividade. Significa dar a opção de continuar em home office, mesmo sem a imposição do isolamento. Significa incorporar as redes sociais como ferramenta de relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários. Significa ter processos que não dependam de infraestrutura física para acontecer. Esses pontos da transformação digital tiveram grande impacto nas empresas que acreditavam que para ser digital era necessário apenas um domínio www e pronto. E das muitas lições que aprendemos na pandemia, essa com certeza será a mais perene.

            Poderíamos listar muitas mais lições aprendidas durante esse período que ainda não acabou, por mais que as medidas de isolamento já estejam sendo relaxadas. No frigir dos ovos, no final do dia, tudo se resume à gestão de mudanças e resiliência. Se resume a entender que, quando não evoluímos por opção, evoluímos por obrigação. E esta com certeza é a forma mais difícil e dolorosa de evoluir.

Quem escreve...

POR RENATA MORAES

Formada em Engenharia Civil, descobri depois de anos na construção e na mineração, o mundo da tecnologia! Hoje cuido do relacionamento com os clientes que já usam o BrERP e dos novos, que querem usar! Além de analisar o mercado para entender as necessidades das empresas que precisam de um ERP inovador e digital.

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE

Agende sua reunião

R. Paulo Rebessi, 665 – Cidade Jardim, Leme – SP, 13614-260, Brasil

+55 19 3555-2618

 

Fale pelo whatsapp
Falar pelo whatsapp