varios graficos em cima de uma mesa
8 de junho de 2017

Como as planilhas em Excel podem arruinar sua empresa

By marketing [ devCoffee ]

Com certeza você já utilizou o excel para gerenciar sua empresa ou ainda utiliza. Bem, caso esse seja o caso, saiba que essa ferramenta por arruinar sua empresa, muitas das vezes, de maneira lenta e silenciosa.

É muito comum que empresários utilizem o excel para gerenciar sua empresa, mas porque ela pode te arruinar? Afinal, não podemos negar que ela oferece algumas funções bem úteis para o dia a dia.  No entanto, são inúmeros os problemas que o excel pode trazer para o processo administrativo. Então, quais são os problemas que o excel apresenta na gestão?

1 – Informações

Uma empresa que possui muitos setores não pode utilizar o excel. Afinal, a ferramenta irá gerar infinitas planilhas que vão prejudicar o gerenciamento dessas informações e prejudicar o tempo hábil para encontrar algo importante. Além de ser pesada e causar lentidão nos computadores.

2 – Análise

Uma análise de um negócio depende de visualizar os dados de setores como venda, estoque, financeiro, fiscal e assim por diante. Portanto, para que o empresário consiga entender sua empresa através de planilhas, ele teria que acompanhar diversas versões de planilhas e fazer uma outra, com a junção desses dados, para aí sim, unificar tudo e concretizar sua análise.

3 – Integração

Uma empresa que trabalha com múltiplas planilhas pode sofrer baixas com o excel. Isso se deve ao fato delas não se conversarem entre si, o que impede de fazer planilhas que estejam interligadas e apresentem dados existentes previamente.

Então, mesmo que existam fórmulas que auxiliam nesse processo, as planilhas ficarão pesadas e vão prejudicar a localização de algo.

Dessa forma, qual a melhor ferramenta para gerenciar uma empresa?

Sem dúvida alguma, o sistema conhecido como ERP, o qual permite que as funções sejam integradas e trabalhem no mesmo local. Vale ressaltar que o ERP na nuvem ainda é mais evoluído e não requer instalações na máquina. Permitindo assim, o gerenciamento por qualquer dispositivo, seja móvel ou local.

Dessa maneira, um ERP na nuvem possibilita a plena confiabilidade dos dados que lá estão, isso porque os parâmetros são definidos pela equipe técnica da fornecedora de ERP junto aos empresários.

Além disso, o sistema atua inteiramente através da internet, assim, não existe a possibilidade da perda de dados ou mesmo que sejam corrompidos. Fornecedoras de responsabilidade, inclusive, possuem seus servidores muito bem protegidos para evitar esse tipo de problema.

Outro fator que faz o sistema de gestão sair na frente é que o fluxo de informações pode ser enorme e mesmo assim não há problemas. Além disso, o sistema permite que todas as informações estejam no mesmo lugar, assim, o empresário não precisam ficar caçando dados em diversas planilhas como no excel.

Por fim, o ERP permite que o empresário possua informações na palma da mão, aonde quer que esteja. O que além de facilitar o gerenciamento interno, permite que ele possa tomar uma decisão importante com informações palpáveis, que orientam a melhor decisão.

Você sabia que em Leme já existe uma empresa que oferece um ERP na nuvem e capaz de realizar tudo isso e ainda não limita usuários ou cobra licenças adicionais? Bacana, não é mesmo? Esta solução se chama BrERP e está disponível para empresas do segmento de todos os portes e tipos de negócios.

Clique aqui e solicite um atendimento com um de nossos consultores.