É interessante observar como grandes empresas não somente colocam o usuário no centro de seu design, como também reconhecem o valor deste feito para algo além da estética. Afinal, é fato que, ao proporcionar uma boa experiência de usuário, as empresas crescem e se desenvolvem de uma forma mais ágil.
E partindo do ponto em que UX trata-se, basicamente, em resolver problemas de uso por meio do design, há inúmeros casos em que o UX design conseguiu literalmente salvar empresas de um enorme prejuízo.
A Amazon, como todo mundo sabe, é uma empresa multinacional de tecnologia sediada em Seattle que detém a maior plataforma de e-commerce conhecida no mundo ocidental. A grande maioria das pessoas compram ou já compraram, pelo menos uma vez, algum produto vendido no site ou aplicativo deles.
Mas o que muita gente não sabe é como a Amazon conseguiu, por meio do UX design, aumentar em até 40% o faturamento de sua empresa, representando um valor de 300 milhões de dólares a mais naquele ano.
Eles notaram que o procedimento de cadastro gerava um certo tipo de problema e impedia que muitos usuários concluíssem a compra em seu site. Mesmo que o formulário de cadastro fosse bem simples, ainda era uma etapa a mais que distanciava e cansava o usuário de atingir seu objetivo final.
Quando a Amazon reduziu o formulário de cadastro e passou a permitir que os usuários completassem suas compras sem necessariamente precisar se cadastrar, suas vendas aumentaram em 40%. Um problema de UX causado por um simples formulário, ao ser resolvido, gerou mais lucro e crescimento para a empresa.
Maria Cecília Morales – Formada em Comunicação Visual pela ETEC Dep. Salim Sedeh, apaixonada por design com ênfase em UX&UI. Atua junto ao time da devCoffee Business Solutions no levantamento de pesquisa junto a usuários e estruturação de novos projetos com criação ou redesign.