Um bom sistema ERP, por si só, já é capaz de aumentar as vendas de qualquer empresa.
Afinal, ele faz toda a gestão do seu negócio, integra processos, tornando-os rápidos e corretos, otimiza o tempo dos colaboradores e auxilia para uma tomada de decisões mais estratégica.
Mas por que as vendas aumentam?
Porque as tarefas ficam mais assertivas, facilitando o entendimento do cenário e a criação de novas ações para conquistar clientes ou oferecer produtos de maior valor agregado aos atuais.
Além disso, os funcionários ficarão menos focados em demandas operacionais, o que os leva a se dedicarem a projetos mais robustos, como de prospecção e fidelização.
Para saber mais detalhes sobre como um sistema ERP pode melhorar as suas vendas, é só ler as próximas linhas desse texto!
Conheça 4 características do sistema ERP que levam ao aumento das vendas
Em poucas palavras, o sistema ERP faz a gestão do seu negócio a partir do momento em que integra todos os processos e os torna mais eficientes e corretos.
Considerando esse ponto, ele é capaz de aumentar consideravelmente as suas vendas, porque:
1 – Sobra mais tempo para se dedicar aos clientes
O sistema ERP mantém processos ágeis e corretos.
Consequentemente, os colaboradores passarão menos tempo em demandas operacionais.
Mas eles ficarão ociosos?
Jamais!
Agora, a equipe poderá se dedicar a projetos mais estratégicos e robustos, inclusive relacionados à prospecção e fidelização de clientes.
2 – Integra as áreas de marketing e vendas
Bom, se o software de gestão integra os processos da sua empresa, então isso leva a um ganho surpreendente para todos os departamentos, certo?
Pois é, com dados interligados as tarefas se tornam mais assertivas e rápidas.
Mas certamente a conexão entre os setores de marketing e vendas é uma das mais estratégicas.
Afinal, isso facilita o entendimento das necessidades dos clientes e leva a todo um trabalho em prol de suprir essas necessidades.
Exatamente!
As duas áreas estarão alinhadas e por dentro das campanhas e ações que vão
agregar ainda mais valor ao público.
3 – Fornece informações assertivas e estratégicas para a equipe de vendas
Nem sempre as informações chegam na equipe de vendas, isso é fato.
Mas o software de gestão empresarial pode ajudar muito no sucesso dessa tarefa.
Isso porque ele armazena informações confiáveis e atualizadas em tempo real.
Portanto, o vendedor terá a chance de entender o cenário e receber dados exatos para que possa trabalhar a sua venda da maneira mais assertiva possível.
4 – Mantém os dados corretos
A partir do momento que a sua empresa conta com relatórios automáticos, que estarão à disposição 24 horas por dia, fica muito mais simples e rápida a identificação de erros e de pontos de melhoria.
Se você perceber, por exemplo, que o negócio está perdendo clientes, será fácil entender a situação, bem como tomar uma ação para que ela se reverta o quanto antes.
Isso sem contar na organização das informações.
Agora, você terá um cadastro de clientes completo, correto e seguro, o que leva, por exemplo, ao envio da campanha certa para o público certo e evita a perda de dados de consumidores, algo muito comum em planilhas manuais.
Fora que aqueles erros de não dar a devida atenção a uma pessoa, perder uma venda, abordar duas vezes o mesmo cliente ou até deixar de atendê-lo, jamais vão acontecer novamente.
Nesse artigo, você entendeu a importância de um bom sistema ERP para o aumento das suas vendas.
Aproveite essas funcionalidades para conquistar mais clientes e fidelizar os atuais!