Quando se pensa em estimular a integração entre colaboradores, é comum que se pense em profissionais que atuam em uma mesma equipe.
No entanto, uma empresa é sempre formada por mais de um setor e todos somam esforços para fazer o negócio acontecer. E é exatamente por essa razão que a integração entre departamentos é tão importante.
Todavia, isso não costuma acontecer, pois muitos profissionais só sabem o que acontecem no setor em que atuam. E para que a empresa funcione bem, é ideal que todos os colaboradores tenham, ao menos, uma visão básica do todo do qual fazem parte.
Abaixo, listamos algumas dicas de como gerar a integração entre setores na sua organização. Confira!
1. Use um software de gestão
Promover a comunicação é muito importante e, atualmente, a melhor forma de fazer isso é usar um software.
Aproveitar a tecnologia para estimular uma adequada comunicação é muito mais do que usar o e-mail, vai desde a elaboração do planejamento do negócio até o compartilhamento dos objetivos com a equipe, promovendo a integração entre os setores.
Ao construir a visão, missão e os valores, a empresa deve se assegurar que todos os colaboradores conheçam essas informações, sabendo, de fato, quais são os anseios e a filosofia da organização.
Além disso, a companhia deve garantir que cada colaborador conheça a importância que tem em seu departamento e, mais do que isso, no todo.
Para tanto, um sistema que sirva como ferramenta de integração, permitindo a visualização da influência de cada setor nos resultados e como cada departamento interage com os demais se mostra uma ótima opção.
Sendo que conhecer bem todos os setores, mapeando adequadamente as atribuições e os responsáveis é o primeiro passo. Manter um canal aberto entre colaboradores e líderes dos departamentos é também essencial.
Em síntese, uma empresa que não estimula uma boa comunicação é incapaz de ser integrada. E é por isso que se valer de ferramentas online, intranet ou redes sociais corporativas é uma excelente estratégia.
2. Defina metas coletivas a serem alcançadas
É natural que, durante a elaboração da estratégia organizacional, os objetivos e metas sejam idealizados e planejados de forma abrangente, com vistas aos objetivos macro da empresa.
Todavia, ao focar em estratégias de longo prazo, pode ser que uma análise mais cuidadosa seja deixada de lado, como a ação que deverá ser seguida pelos diferentes setores da organização.
Por essa razão, é primordial que, na definição da estratégia, seja definido como cada setor contribuirá individualmente para a obtenção dos resultados.
3. Crie um plano de endomarketing
Ainda em relação à busca por promover a integração entre os setores, a estratégia de endomarketing também funciona muito bem.
Basicamente, consiste em uma metodologia similar ao marketing tradicional, mas que busca inspirar os colaboradores na forma de compartilhar informações relevantes e notícias, contribuindo para aumentar o engajamento.
Mas ainda que, na teoria, o endomarketing possa parecer muito atrativo, ele só é capaz de proporcionar resultados relevantes se estiver acompanhado de um planejamento adequado e estratégico.
É preciso que se conheça muito bem quem são os públicos internos e se definir com precisão quais são os resultados que se deseja, por exemplo, o objetivo de gerar a integração entre os setores.
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