13 de abril de 2020

É o momento das empresas investirem com desafio econômico criado pela COVID-19?

By marketing [ devCoffee ]

Os desafios criados pelos impactos da COVID-19 são inúmeros e muitos nunca enfrentados anteriormente.  Crise econômicas são fenômenos normais no sistema capitalista, uma vez que estamos inseridos em ciclos econômicos,  momentos em que cresce a atividade e outros que existe uma retração.

Mas o que é uma crise? Podemos resumir de forma simples  dizendo que é um declínio da atividade econômica, que pode ser setorial ou não, onde diminui o consumo e consequentemente empresas produzem menos, reduzindo os lucros das empresas e essas reduzindo despesas, entre elas colaboradores, o que impacta ainda mais na capacidade consumo.

Muitas são as medidas que os governos em diferentes autarquias,  setores financeiro e demais agentes participantes podem fazer para  fomentar as atividades econômicas e frear a espiral desenfreada que pode atingir péssimos resultados, não vamos aqui entrar em  detalhes de medidas ou ações, pois não é intuito deste artigo.

Os diversos indicadores econômicos e financeiros antecipam esses cenários  e assim medidas vão sendo tomadas ao longo de uma linha temporal, mas e no caso dos reflexos causados pela COVID-19? 

É algo que ninguém esperava, ao contrário, todos os setores vinham comemorando uma retomada na economia brasileira, depois de momentos como a crise mundial de 2008 e da lastimável situação política e econômica  nacional entre 2014 e 2016. Assim, empresários aumentando produção, infraestrutura, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos , aquisição de capital para expansão com operações em outros Estados etc. Existia sim a certeza que 2020/2021 seriam anos para consolidar as atividades econômicas, criando um novo momento para o Brasil. Nós da devCoffee acreditamos nisso e por não deixamos de seguir nosso planejamento e em alguns casos estão aumentando nosso produção  e investimentos. 

Embora seja extremamente preocupante o que estamos vivendo e os resultados que isso pode gerar,   devemos ressaltar que a demanda caiu momentaneamente e que as medidas econômicas financeiras que estão sendo tomadas, adicionam Bilhões de novos recursos financeiros em diferentes setores e agentes econômicos, o que estimula consumo e promove a demanda . Mas sua empresa esta preparada para essa retomada? Você estava  investindo corretamente? A gestão empresarial e a tecnologia da informação, são pilares para o seu negócio?

É FUNDAMENTAL investir pois isso diferencia e  certamente será diferencial competitivo para sua empresa, comparado com as as resolverem encolher de forma desordenada, pensando que basta reduzir despesas ou  as que não tenham essa vontade, mas estavam desorganizadas em termos de gestão e financeiramente.

Tecnologia da informação é crucial  para a subsistência das empresa e não é despesa como muitos empresários e gestores pensam, é investimento. Negócios que  não se preocuparam com isso estão sofrendo muito comparados que investem em bons sistemas de gestão e com isso possuem  informação certa no momento certo, além de estarem otimizados e com capacidade de resposta rápida independente do cenário.

Uns dos legados da pandemia é concretizar a importância de sistema CLOUD e modelos de comercialização SAAS, pois: reduzem custos operacionais, permitem que sua preocupação esteja no core business do negócio,  acesso de qualquer lugar e dispositivo a todos os dados e processos, continuidade operacional, modelo de gestão descentralizado, dados confiáveis e em tempo real para tomada de decisão e conectividade com lojas virtuais, Marketplaces e parceiros de  negócios , motivando operações de B2B, BeC e A2A.

Nossos clientes que utilizam o BRERP  Sistema de Gestão Empresarial diariamente colhem os frutos de um investimento certeiro e que retorna resultados, durante esse momento isso ficou ainda mais evidenciado, pois podem consumir os itens citados acima sem complexidade ou investimentos adicionais.