Para se manter em constante evolução, as empresas foram obrigadas a se adaptar a cada mudança que surge no universo empresarial. Desse modo, devem exercer um gerenciamento adequado de recursos, de informações e processos. E é para viabilizar que isso aconteça que servem os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning).
Neste post, portanto, vamos desmistificar o universo da inteligência de mercado e mostrar o porquê de soluções como o ERP podem fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio. Acompanhe os tópicos seguintes e saiba mais!
O que é um ERP?
Imagina que uma empresa possui diversos sistemas. Um cada para cada departamento. O que impede a integração e melhor entendimento das informações. Por este motivo, ao invés de utilizar inúmeras plataformas, uma para cada necessidade da empresa, o ideal é contar com um ERP, o qual faz funciona em todos os setores, de maneira integrada, na mesma plataforma.
E é exatamente isso que uma solução de ERP propõe, servir como um software que concentra toda a gestão da empresa, promovendo uma análise de dados eficiente e a inteligência de negócios adequada.
Vantagens dos sistemas de análise de dados
Implementar um sistema de análise de dados, sobretudo, um ERP, é considerado como um dos maiores investimentos que uma empresa pode realizar para automatizar suas operações e integrar as informações.
É quase impossível listar todas as vantagens que essa ferramenta fornece, mas, em geral, os sistemas de ERP são capazes de:
- auxiliar na comunicação interna;
- acelerar a realização de processos internos;
- reduzir o número de processos internos;
- eliminar erros (valores de impostos e pagamentos, por exemplo);
- auxiliar na tomada de decisão;
- auxiliar no desenvolvimento de estratégias;
- facilitar a obtenção de informações de diferentes cenários;
- reduzir a espera pela entrega do produto ou serviço ao cliente;
- ajudar nos trabalhos com grandes volumes de dados;
- diminuir o retrabalho;
- ajudar a organização a se adaptar às variações do mercado e mudanças na legislação.
- Retorno sobre Investimento