
Bruno Ferreira, Diretor da devCoffee, fala sobre “Desafios e Caminhos do Empreender” na ACIP Pirassununga
“A inovação é a capacidade de criar algo novo, que não existia antes. A invenção é o ato de criar algo que nunca foi feito
No último dia 23, completamos 125 dias em quarentena, pelo menos aqui no estado
de São Paulo. Passadas as primeiras semanas, que foram de organização e adaptação, as
coisas parecem ter se estabilizado e as pessoas e as empresas conseguiram, em sua
maioria, acertar o compasso para poder continuar caminhando neste ano de 2020. Passado
o período de adaptação, já é possível começarmos a observar algumas situações
interessantes e identificar padrões e comportamentos que devem se estabelecer para os
próximos anos.
Um dos setores que podemos observar maior mudança no comportamento é o
varejo. Com lojas de portas fechadas, os empresários precisaram encontrar uma nova
forma de se relacionar com seus clientes, respeitando o distanciamento social. Criou-se
então toda uma rede de comunicação baseada na internet e de delivery, que ultrapassou a
barreira da comida e dos remédios e hoje é possível comprar qualquer produto no conforto
do seu sofá. Abre-se então para o varejo uma nova faceta, que nada mais é que a
prestação de um serviço. Esse é o futuro do varejo, o produto vendido como um serviço.
Imagine a seguinte situação: você tem a necessidade de comprar, digamos, um
pijama. Você entra em contato com a loja, informa seu tamanho e o modelo que tem em
mente e duas horas depois recebe uma sacola com 20 opções de pijamas para que possa
provar e escolher no conforto da sua casa. No dia seguinte a loja passa buscar a sacola
com as peças não escolhidas e realizar o pagamento. É desta forma que muitos lojistas
estão vendendo e, pensando bem, quem vai querer encarar provadores cheios e fila para
pagar, depois de ter tido essa experiência de compra? O que vai fazer a diferença entre
quem vende e quem não vende é a qualidade da experiência e do atendimento.
Esse já é o novo foco do varejo: a qualidade e prontidão do atendimento. E para
oferecer qualidade de atendimento com efetividade nas vendas o empresário, o vendedor
precisa de informação. Mais ainda: informação certa no tempo certo. Para oferecer um
produto como serviço de qualidade o vendedor vai precisar conhecer esse cliente; seu
histórico de compras e até mesmo seus gostos e necessidades. Desta forma vai poder
proporcionar um atendimento personalizado e uma experiência de compra marcante para o
cliente, que se lembrará desta empresa numa próxima oportunidade. E é neste ponto da
informação que as empresas que já possuem sistemas digitais e online saem na frente.
Somente com as informações em tempo real e podendo ser acessadas de qualquer lugar é
que as empresas poderão proporcionar para seus clientes a melhor experiência, o melhor
serviço e se manter no mercado, independente da quarentena.
A sua empresa já começou a transformação digital? Seu sistema de gestão
proporciona a você informação em tempo real, podendo ser acessada de qualquer lugar?
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“A inovação é a capacidade de criar algo novo, que não existia antes. A invenção é o ato de criar algo que nunca foi feito
A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel significativo na automação de tarefas em softwares, proporcionando uma maior eficiência operacional e liberando recursos humanos para
À medida que as empresas avançam em direção a 2024, é essencial estarem preparadas para enfrentar as ameaças cibernéticas em constante evolução que podem colocar
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