fbpx
Gestão de custos: conheça um guia prático muito eficaz
25 de fevereiro de 2019
Migração de ERP: por que você deve fazer?
8 de março de 2019

Por que você deve fazer a gestão de estoque com um bom ERP?

Que a gestão de estoque é importante certamente você já sabe.

Além desse controle ser essencial para reduzir gastos e evitar perdas, ele ainda é capaz de tornar o negócio ainda mais competitivo no mercado e melhorar consideravelmente a sua margem de lucro.

Trata-se até de uma questão de cuidado com clientes e colaboradores, uma vez que a tarefa otimiza tempo, aumenta a produtividade e facilita as entregas nos prazos.

Para saber mais sobre a importância da gestão de estoque e por que um bom ERP pode fazer toda a diferença na sua estratégia, fique por aqui e leia esse artigo!

Os problemas que você pode enfrentar devido à incorreta gestão de estoque

Tem certeza de que a gestão do seu estoque está sendo feita de maneira realmente eficiente?

Se não estiver, pode apostar que a empresa será bastante prejudicada.

E dependendo do controle que tem sido utilizado, a desorganização será inevitável, assim como o desperdício.

Afinal, se você não entender quais são os produtos que estão parados, por exemplo, não conseguirá fazer as devidas ações para desová-los, concorda?

Para piorar, provavelmente realizará novas compras desses itens desnecessariamente.

A falta de organização pode ainda fazer com que faltem aqueles campeões em vendas, o que pode gerar um grave problema de entrega.

Enfim, esses são só alguns exemplos das situações que você pode enfrentar por conta da falta de uma boa gestão de estoque.

Quais são as vantagens do gerenciamento de estoque assertivo?

Entre as principais vantagens estão:

1 – Organização

O controle de estoque permite que realize um inventário dos produtos armazenados, ou seja, você saberá tudo que consta no local e partir daí poderá organizar o espaço de maneira mais eficiente.

Assim, é possível otimizar recursos, motivar colaboradores, que encontrarão os produtos com facilidade, e agilizar processos.

Para melhorar, você ainda garante a satisfação dos clientes, uma vez que não faltarão os itens solicitados.

2 – Melhor tomada de decisão

Você vai ter a chance de entender quais são os produtos mais adquiridos, o que facilita o processo de compra e a criação de ações estratégicas que envolvam esses itens.

Já aqueles com menor saída podem ser desovados com promoções e ofertas.

Fora isso, o gerenciamento vai permitir a redução de gastos, uma vez que essas peças poderão ser compradas em menor quantidade ou até mesmo descontinuadas.

Por fim, é possível entender quais são os produtos com prazos de validade próximos e realizar liquidações desses itens para evitar perdas.

3 – Reduzir gastos e aumentar a margem de lucro

Como você pôde perceber, a boa gestão reduz consideravelmente os gastos, afinal, o entendimento do estoque permite que evite a compra desnecessária de produtos com pouca saída.

Mas não é só a redução de custo que vai acontecer.

A sua margem de lucro provavelmente aumentará, certo?

Considere que você terá a chance de entender quais são as peças mais compradas, permitindo que realize ações que promovam uma saída ainda maior desses itens, por exemplo.

Mas afinal, como fazer um controle realmente eficaz?

Dificilmente você vai conseguir fazer isso com planilhas em excel.

Por mais que elas sejam elaboradas e controladas de maneira cuidadosa, pode ter certeza de que alguma coisa vai escapar.

E você precisa garantir que o estoque caminhe muito bem, certo?

Além disso, o controle manual das entradas e saídas demanda muito tempo dos colaboradores, que poderiam usar essas horas em tarefas mais estratégicas.

Mas um ERP pode sim resolver esse problema.

Ele garante a assertividade dos trabalhos e a clareza dos produtos e matérias-primas armazenadas.

A produtividade dos funcionários será maior, as vendas terão mais qualidade e agilidade e as negociações com os fornecedores serão muito mais estratégicas.

Consequência?

Ganho de competitividade para a empresa!

Melhor do que isso: o ERP é capaz de integrar todos os setores do negócio, facilitando o entendimento dos processos como um todo.

Sem você precisar se descabelar, o sistema mostrará as mercadorias com mais e menos vendas e as que estão com o prazo de validade próximo, por exemplo.

Assim a sua tomada de decisão será mais planejada e inteligente.

A gestão de estoque feita de forma eficiente e cuidadosa é essencial para a competitividade, redução de custo e melhor tomada de decisão de qualquer empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *