fbpx

Quais indicadores as empresas de serviços precisam acompanhar?

grafico em analise

Como saber se está no caminho sem uma noção dos resultados de cada ação? Por isso, cabe a empresa, acompanhar o desempenho através dos indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators). Estes indicadores são fundamentais para guiar as ações e aumentar a chance de exito.

Neste caso, o software de gestão reúne uma série de métricas complexas, mas você sabe quais delas são realmente relevantes?

Caso ainda tenha dúvidas, separamos alguns indicadores de performance que podem ser úteis para empresas de serviços. Veja.

1. Ticket médio

Nome dado ao valor que maioria dos clientes gasta a cada contato. Divida seu faturamento pelo número de clientes e pronto. Mais uma vez, a matemática não é complexa, mas de grande valia na hora de tomar decisões.

Digamos que a maioria dos seus clientes pede um serviço de R$100,00, com pequenas variações para mais ou para menos. Esse é o ticket médio da sua empresa. Para aumentá-lo, você poderia elevar o seu preço, oferecer benefícios por pedidos maiores, entre outras ações.

2. Taxa de conversão

Quantos atendimentos você precisa fazer para conseguir 1 cliente? Se forem 100, sua taxa de conversão está em 1%. Se forem 20, está em 5%. Essa importante matemática é simples. O indicador mostra o quanto de energia, tempo e recursos você gasta para conseguir um único cliente.

Quanto maior for sua taxa de conversão, menos recursos foram gastos. Isso pode vir associado a outros indicadores de performance, como o alcance da sua divulgação e a eficiência da sua equipe de vendas.

3. Felicidade Interna

Este é um dos indicadores de desempenho mais recentes e tem ganhado muita atenção. O FIB é uma junção de vários fatores, como as condições de trabalho, uso do tempo, saúde física e psicológica, padrão de vida e engajamento pessoal dos funcionários. Ele parte de dois princípios:

uma equipe mais satisfeita com suas funções e suas recompensas terá um desempenho acima da média, tornando a companhia mais competitiva;

o desenvolvimento econômico de uma organização ou país não tem resultados reais se os trabalhadores não são beneficiados.


4. Índice de satisfação dos clientes

Assim como o ambiente interno da empresa, os clientes também estão na lista de indicadores de desempenho. Afinal, se eles não estão satisfeitos com o seu serviço, dificilmente você conseguirá aumentar sua rentabilidade, pois estará sempre apagando incêndios de serviços incompletos.

Para descobrir o grau de satisfação, você pode, simplesmente, perguntar aos seus clientes no final de cada atendimento. Algumas pessoas não se dispõem a responder questionários, então deixe tudo tão conciso quanto possível.

Por exemplo, peça apenas uma nota de 1 a 10 e uma justificativa. Com isso, você poderá verificar quais serão os próximos passos para melhorar o relacionamento com o seu cliente.

Agora que você já conhece alguns dos indicadores de desempenho mais relevantes, é hora de acompanhar os dados e ampliar seus negócios.

Quer receber mais dicas e informações valiosas? Cadastre-se.

[mc4wp_form id=”667″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.