fbpx

Tecnologia da Informação como apoio a Governança corporativa

Já imaginou um país sem Leis? Um jogo de futebol sem regras, responsáveis pela aplicação e controle? Empresas sem governança coorporativa é imaginar os cenários descritos anteriormente.

Uma empresa pode ser administrada e crescer sem governança, mas certamente terá dificuldades em seguir de forma equilibrada e sustentável. Governança gera transparência e autonomia paras áreas e gestores, produzindo agilidade e eficiência em tomadas de decisões criando um caminho mais uniforme para implementar o planejamento estratégico.

Quanto antes começar, mas cedo os frutos serão colhidos, não adianta jogar “a bagunça para debaixo do tapete”, isso pode custar caro perante a investidores, mercado e até mesmo a longevidade da empresa.  Mas e se o negócio é pequeno, precisamos disso?

Sim, não é o tamanho que irá limitar a implantação do modelo de gestão, mas a consciência dos gestores. A Governança deve ser modelada para o tamanho e necessidade do negócio e por isso pode e deve ser base na estrutura da empresa.

Passos simples iniciam esse movimento e a partir desse aí se tornam um habito saudável:

  •         Estabeleça e formalize as hierarquias.
  •         Estabeleça e formalize os processos e procedimentos.
  •         Formalize os mapas de geração de fluxo do valor.
  •         Realize reuniões, acompanhe os resultados e se necessário realize ajustes.
  •         Forme conselhos ou grupo de trabalho.
  •         Crie agendas de trabalho e defina meta, objetivos de curto, médio e longo prazo.
  •         Formalize e publique os resultados para o time fazendo com que envolvam.

E como a tecnologia pode ser nosso aliado nesse processo?

Investir na implantação de sistemas de gestão empresariais que tenham a capacidade de informatizar os itens das governanças é muito importante para organização e cadência dos resultados. Podemos dizer de forma análoga que a T.I atua como um grande orquestrador das demandas, checagem e distribuição dos resultados em uma linha temporal, evitando ansiedades e descrenças dos métodos.

Um bom exemplo da aplicação de Tecnologia como apoio na implantação da Governança são as regras de hierarquia na aprovação de ordens de vendas (valores, margens de contribuição, Mix de produto) ou mesmo pedidos de compra, que podem estar limitados a valores, orçamentos   ou contratos. Outro pronto são as formalizações e sequencias necessárias para que esses documentos possam seguir nos fluxos definidos.

Em momento de descentralização da gestão (estamos vivendo esse cenário de forma abrupta como reflexo da Covid-19) a Tecnologia da Informação permite que isso ocorra de forma fluída, mantendo a qualidade da gestão e fornecendo o amparo necessário na gestão empresarial independente do local físico,  gerindo a informação e governança de forma centralizada.

Clientes que utilizam o BRERP sistema de gestão empresarial podem aproveitar todos recursos tecnológicos de última geração, assim como utilizá-lo como apoio na implantação e acompanhamento das práticas de governança corporativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.