Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar em inovação e como inovar pode ser um diferencial competitivo dentro das empresas. A discussão sobre a inovação e sua presença em diversas áreas está cada vez mais constante em nosso cotidiano. Porém, diante dessa questão, muitas vezes o conceito de inovação é confundido com o de invenção. Então, sabemos mesmo o que significa inovação? E o que o diferencia de uma invenção?
Uma invenção pode ser definida como uma forma nova de se fazer algo. Para se tornar uma inovação de fato, ela precisa ser apropriada pelas pessoas e gerar valor para as empresas ou para a sociedade, não sendo necessariamente ligada à tecnologia. Ela pode acontecer em diversas esferas, como em processos, serviços, modelos de negócio e no setor social.
A tela sensível ao toque é um ótimo exemplo. Ela foi inventada na Inglaterra nos anos 60, patenteada nos Estados Unidos na década de 70 e somente se transformou em inovação nas últimas décadas pela sua apropriação em diversos usos, como em computadores, smartphones e até eletrodomésticos.
O cenário de transformação digital que as empresas têm vivenciado atualmente, que as obrigam a alinhar e sustentar suas estratégias de forma relacionada ao bom entendimento e aplicação de novos modelos de negócio, novas tecnologias e novos modelos de gestão é um impulsionador da inovação no mundo corporativo. Aí então percebe-se que a inovação, além de ser produto de criatividade e oportunidade, precisa ser também produto de uma mudança de cultura, de mentalidade e de comportamento.
E é por isso que muitas vezes os conceitos de inovação e invenção se confundem, e tomando em consideração os fatores que envolvem a inovação, percebemos que inovar é tão ou mais difícil do que inventar. Uma invenção, na grande maioria das vezes vem através de uma necessidade que se apresenta, e encontra como maiores obstáculos a tecnologia e a ciência aplicadas ao objeto da invenção. Enquanto que a inovação, passando pela mudança de cultura e comportamento, mudanças quais que dependem do momento em que a sociedade se encontra, pode ser considerada uma mudança muito mais profunda, mas que anda sempre junto com a invenção, afinal não dá pra inovar no que ainda não foi inventado!
E a sua empresa? Já utiliza sistemas inovadores de gestão e processos? Conheça o BrERP e traga a inovação para a sua organização.
Formada em Engenharia Civil, descobri depois de anos na construção e na mineração, o mundo da tecnologia! Hoje cuido do relacionamento com os clientes que já usam o BrERP e dos novos, que querem usar! Além de analisar o mercado para entender as necessidades das empresas que precisam de um ERP inovador e digital.
R. Paulo Rebessi, 665 – Cidade Jardim, Leme – SP, 13614-260, Brasil
+55 19 3555-2618