Em uma sociedade cada dia mais repleta de informação, captar essas informações se torna um pouco mais complexo. E isso afeta não somente os consumidores, mas também os profissionais que trabalham na criação de conteúdo.
Então, diante de tanta informação, como os profissionais conseguem captar a atenção de seus consumidores? Com bite-sized video content ou simplesmente vídeos curtos.
Bite-size ou vídeo curto, são vídeos envolventes, curtos e que possuem no máximo 10 minutos. Sempre focando algum assunto específico e transmitindo uma mensagem focada em apenas um tópico.
Esses vídeos já são amplamente utilizados como e-learning e ferramentas de marketing por organizações em todo o mundo, fornecendo informações em blocos de fácil digestão que facilitam a melhor assimilação das informações pelos consumidores de maneira mais relevante e pessoal.
Além do crescente transtorno de déficit de atenção, as marcas vencedoras usarão o menor tempo possível para atrair a atenção do cliente e influenciar suas decisões de compra. E eles não são apenas para os consumidores. Segundo a pesquisa, 59% dos executivos seniores preferem assistir a um vídeo do que ler um texto, quando ambos estão disponíveis. Vídeos curtos são uma ótima maneira de alcançar executivos em todos os níveis, especialmente os superocupados executivos seniores. Vídeos curtos são uma ferramenta perfeita para influenciar positivamente as decisões de compra dos principais executivos.
Um relatório da Forbes revela que os vídeos relacionados ao trabalho podem levar os executivos seniores a agir. No geral, 65% visitaram o site de um fornecedor depois de assistir a um vídeo. Executivos mais jovens, no entanto, podem estar mais envolvidos com esse tipo de mídia e parecem mais propensos a fazer uma compra, ligar para um fornecedor ou responder a um anúncio.
Mas por que vídeos curtos chamam tanta atenção?
1. Eles rompem a barreira do curto período de atenção.
Segundo pesquisas, a capacidade dos seres humanos de se concentrar em uma tarefa está diminuindo de forma alarmante. Em 2000, a atenção humana era de 12 segundos. Em 2015, foi calculado como meros 8,25 segundos, menor do que o tempo de atenção do notoriamente mal focado peixinho dourado (9 segundos).
A explosão de informações é uma das principais razões por trás da queda drástica da capacidade de atenção humana. Estamos sendo presenteados com volumes gigantescos de informações em todos os lugares. Em termos mais simples, temos muita informação para consumir e muito pouco tempo para consumi-la.
A tendência crescente de multitarefa também é uma das principais razões para reduzir o tempo de atenção.
2. Podem ser consumidos com facilidade
O cérebro humano compreende melhor as mensagens audiovisuais do que o texto. Vídeos curtos são um sucesso quando se trata de transmitir mensagens para a memória de longo prazo do público.
Os visuais provocam uma reação mais rápida e mais forte do que as palavras. O conteúdo de vídeo com recursos visuais envolventes e áudio relacionado envolve os usuários de maneira mais eficaz com o conteúdo e provoca reações emocionais que ajudam na retenção de informações.
3. As redes sociais gostam de exibir para gerar engajamento
O Hubspot calculou a duração média dos vídeos que obtêm alto engajamento do público em várias plataformas de mídia social: Instagram – 30 segundos; Twitter – 45 segundos; Facebook – 1 minuto; YouTube – 2 minutos.
Nesses cenários, vídeos pequenos são uma maneira certeira de atrair a atenção dos espectadores. Além disso, plataformas de mídia social exclusivamente baseadas em vídeos, como TikTok, estão se tornando extremamente populares, onde vídeos pequenos são mais adequados para essas plataformas. Um estudo descobriu que 73% dos consumidores foram influenciados pela presença de uma marca na mídia social para tomar uma decisão de compra sobre um produto ou serviço.
4. Eles podem ser facilmente compartilhados
O público de hoje não se contenta apenas em assistir a conteúdos interessantes. Eles querem compartilhar o conteúdo entre seus círculos nas mídias sociais. Os vídeos pequenos são perfeitos para compartilhar entre as pessoas, pois não ocupam muita largura de banda.
O marketing de vídeo é, sem dúvida, o tipo de conteúdo digital com melhor desempenho, pois gera mais engajamento e mais respostas do que qualquer outra opção de postagem social. A pesquisa mostra que 92% dos usuários móveis compartilham vídeos com outros Tweets com vídeo geram 10 vezes mais engajamento do que aqueles sem – e Tweets promovidos com vídeos economizam mais de 50% no custo por engajamento.
5. Eles podem ser facilmente produzidos
Produzir conteúdo de vídeo nunca foi tão fácil quanto agora. A proliferação de telefones celulares com câmeras de alta qualidade deu início a uma revolução na criação de vídeos. O poder de criar conteúdo de vídeo de qualidade está nas mãos de todos.
O uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) tem visto um aumento constante na produção de vídeo, onde essas tecnologias são integradas de várias maneiras. A IA tem o potencial de transformar completamente a produção, edição, curadoria e compartilhamento de vídeos. Com tecnologias de ponta, como geração de momentos-chave baseada em IA em tempo real, vídeos de destaques e vídeos de momentos-chave podem ser gerados apenas com o clique de um botão. Plataformas independentes de API e nuvem alimentadas por inteligência artificial estão disponíveis para a criação eficiente e econômica de tais vídeos.
Usando modelos de visão, OCR, redução de ruído de projeção e detecção de áudio, essas ferramentas selecionam momentos-chave e destaques para publicar em tempo real com base em emoções, fala, tom e muitos outros parâmetros.
Esses destaques também podem ser personalizados com base na escolha do visualizador. Os destaques específicos do personagem aumentam o envolvimento do público oferecendo aos fãs o que eles querem ver de maneira rápida e fácil.
A tecnologia moderna disponibilizou ferramentas de alta tecnologia que podem redimensionar vídeos com base em requisitos específicos da plataforma, compartilhar automaticamente em vários destinos, como Facebook, YouTube, Twitch, Instagram e publicá-los como histórias apropriadas para consumo na Internet.
O conceito de hiperpersonalização com vídeos pequenos torna-se realidade.
6. São reaproveitáveis
Vídeos pequenos são altamente fáceis de usar e recicláveis, com a capacidade de os usuários visualizarem replays sob demanda, a qualquer hora ou em qualquer lugar. Os vídeos de marketing podem ser facilmente transformados em outra coisa, como um GIF, uma versão mais curta do mesmo vídeo ou um trailer.
O que é ainda melhor é que isso pode ser feito com o toque de um botão. Conforme descrito anteriormente, as plataformas habilitadas para IA podem ser usadas para automatizar a criação de destaques, momentos-chave e também marcação dinâmica de metadados para recuperação eficiente de conteúdo de vídeo.
7. São as melhores ferramentas para ampliar o engajamento do cliente
Vídeos pequenos oferecem mais compreensão do que explicações baseadas em texto ou apenas áudio. Os espectadores podem relacionar emoções com recursos visuais sem esforço, o que aumenta o envolvimento do público e transmite uma mensagem mais impactante e memorável. Um vídeo de dois minutos pode entregar com eficiência uma mensagem que um artigo de blog pode levar um leitor médio de 10 minutos para ler.
Estudos revelam que o marketing de vídeo gera 66% mais leads por ano do que qualquer outro tipo de conteúdo. Isso provavelmente ocorre porque o marketing de vídeo não fornece apenas informações sobre o produto ou serviço, mas também sobre a empresa, o que ajuda na construção da confiança e fidelidade do cliente.
8. Os mecanismos de pesquisa classificam o conteúdo de vídeo no topo, gerando melhores resultados de SEO
O YouTube é agora o segundo maior mecanismo de pesquisa. O conteúdo de vídeo é amado por todos os mecanismos de pesquisa. Como os vídeos amplificam o envolvimento do público, eles são exibidos no topo dos mecanismos de pesquisa. Sites com vídeos desfrutam de 157% mais tráfego orgânico do que sites sem vídeos. Isso significa que suas chances de classificação no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google aumentam drasticamente se o seu site incluir vídeo.
Por que os vídeos ajudam nas classificações de SEO? Quando o Google mostra uma miniatura de vídeo ao lado de um resultado de pesquisa, é mais provável que os usuários cliquem nessa listagem. A presença da miniatura torna o resultado um “rich snippet” e os rich snippets têm taxas de cliques mais altas do que os snippets padrão.
A inclusão de vídeos em um site melhora tanto o tempo que os usuários passam em um site quanto o número de backlinks referentes a esse domínio, duas das métricas mais importantes para SEO.
Estudos mostram que as pessoas gastam o dobro do tempo em uma página com vídeo do que em uma sem, e quanto maior a qualidade do seu conteúdo, as chances de obter backlinks são significativamente maiores.
9. Os usuários de dispositivos móveis preferem vídeos de tamanho reduzido
Smartphones e tablets são os novos desktops e laptops. Agora, 80% dos adultos em todo o mundo possuem um smartphone. E o grau em que os smartphones penetraram em nossas vidas é fenomenal.
33% dos usuários de tablets e 28% dos usuários de smartphones afirmam assistir a vídeos por uma hora todos os dias.
Desde junho de 2014, o Facebook reproduz pelo menos um bilhão de vídeos todos os dias.
E dessas exibições de vídeo de bilhões por dia, 65% são visualizadas em dispositivos móveis. Portanto, vídeos pequenos se tornam a ferramenta perfeita para utilizar essa grande oportunidade de marketing visual.
Dessa forma, concluímos que atualmente, uma das melhores estratégias para aumentar suas vendas e alcance é a criação de vídeos curtos, em larga escala, com conteúdos relacionados a sua empresa. Mas também vídeos que gerem entretenimento, como as trends.
Gostou do conteúdo? Deixa um comentário abaixo e nos siga para acompanhar nossos novos conteúdos.
Aqui na devCoffee nós oferecemos soluções de tecnologia de ERP, logística e software house. Saiba mais navegando pelo nosso site.