O mercado pede dinamismo na entrega de sua proposta de valor, porém é necessário executar com eficiência dentro dos processos operacionais pré-estabelecidos para que ela cumpra os interesses estratégicos da organização como um todo.
Para que possamos elevar o patamar de uma gestão de excelência, que reflita diretamente em diferenciais na proposta de valor ao cliente, é preciso que ocorra, primordialmente, ações efetivas que venham de dentro para fora.
Entre inúmeras ações que a organização pode realizar internamente é integrar sua estrutura operacional com a sua estrutura de gestão e retaguarda, que na maioria das vezes, demonstra ser um enorme desafio.
Quando essa proposta de integração é colocada dentro da sua empresa, a sensação que o gestor assume é a mesma quando se depara com um enorme quebra-cabeça com peças em formatos irregulares e de cores bem semelhantes. A quantidade de informação exigida para o projeto aparenta ser incontrolável e que seus processos apresentam formatos divergentes.
O primeiro passo começa na conscientização de toda a organização sobre os reflexos dos processos operacionais integrados nos indicadores estratégicos da organização, e quais resultado serão esperados com essa integração. Ser transparente e claro com seus objetivos internos pode se tornar a primeira vantagem competitiva da organização.
Na sequência, é preciso estabelecer como a organização está mapeada dentro de seu sistema de gestão empresarial e correlacionar como as informações financeiras são classificadas com a realidade operacional da organização, se realmente trazem informações sobre seus departamentos responsáveis e sua a verdadeira finalidade da aplicação ou origem do recurso.
Essa ação coloca a organização dentro de um grande plano de informações que se conversam e cruzam a todo momento, trazendo maior clareza na visão gerencial de seus resultados e proporcionando uma vantagem competitiva na adoção mais rápida em tomadas de decisão.
Outra ação estratégica para o sucesso do projeto é contar com o apoio de sistemas de gestão integrada que já possuam expertise no seu ramo de atuação produtiva. Preferencialmente com módulos especialmente desenvolvidos para os processos operacionais e que se integram nativamente com os módulos responsáveis pela operação de retaguarda da organização, como os módulos financeiros e de contabilidade, entre outros.
Dentro dos muitos benefícios esperados pelas empresas ao adotar um sistema ERP que possua processo operacionais já desenvolvidos está, também, a unificação, velocidade e fluidez das informações geradas, facilitando a adoção de medidas de correção e ajustes de processos no dia a dia da organização.
Em outros casos, tais integrações podem ser realizadas com outros sistemas específicos que geram processos e informações de cunho operacional, onde demandam estudos como o mapeamento dos processos, levantamento de informações, preparação de ambientes de integração de dados e validação constante dos resultados obtidos.
As vantagens competitivas obtidas nesse grande desafio de integrar os processos operacionais com a gestão de retaguarda da organização vão além dos patamares dos indicadores econômicos financeiros, refletem na qualidade de vida de sua organização, facilita o crescimento de todos, proporciona uma visão sistêmica e holística da organização diante do ecossistema que ele está inserido, elevando em si para uma gestão de excelência e significativa para a sociedade.