Para os empresários, reduzir custos é fundamental. Por este motivo, a área de distribuição requer atenção, por ser a área que mais envolve recursos financeiros, interferindo na produtividade e na lucratividade. Sendo assim, então como reduzir custos na logística sem prejudicar a qualidade das atividades do setor?
Automação de tarefas
A automação de tarefas ajuda a conseguir dados sobre o cumprimento do planejamento em tempo real. Com isso, o gestor pode tomar decisões com a opção de uma análise mais abrangente.
O uso de sistemas tecnológicos, como o BrERP, possibilita ter o controle de toda a cadeia produtiva. Isso contribui para a redução de custos, bem como para evitar gargalos e outras restrições provocadas por trabalhos manuais.
Gestão de estoque
Portanto, é importante que a produção seja dimensionada corretamente, observando estoque mínimo, médio e máximo. Ao automatizar as informações da empresa, a gestão de estoque ficará mais eficiente e segura.
Isso acontece porque, quando é criado um pedido de compra, por exemplo, o sistema gera automaticamente uma ordem para o estoque, que já separa o produto. Assim, evita-se a perda de dinheiro por falta de produtos estocados ou pelo perecimento de insumos.
Eficiência organizacional
A integração de processos aumenta a eficiência organizacional tanto por reduzir consideravelmente o retrabalho, quanto por diminuir a incidência de erros. Quando um dado é inserido no sistema, os demais processos são informados, o que evita que as ações sejam feitas mais de uma vez.
Compartilhamento de informações
A troca de informações importantes entre os diferentes departamentos é fundamental. Por isso o sistema precisa integrar áreas, para poder absorver dados de diferentes softwares de fornecedores e clientes. Assim, previsões de vendas, ordens de compras e planejamento de produção se tornam mais eficientes.
Relatórios precisos
Mais do que criar relatórios e analisar os dados, é importante disponibilizá-los de forma rápida, a qualquer momento, para todos os setores.
Quando a produção de relatórios é mais simples e eficiente, os custos operacionais são reduzidos. Se a informação é gerada em tempo real e com mais confiabilidade, é possível cortar custos com o ajuste de processos, logística e compras, entre outros. Além disso, a tomada de decisões é melhor embasada.